Não têm tempo para criar jogos! será?

Por Celso Rodrigo de M F


Postado em: terça, 20 de junho de 2017 as 09:32 AM    343 views

Organizar tempo não é uma coisa fácil, e afeta diretamente a produtividade em diversos aspectos do dia-a-dia. Sem dúvida ter disciplina é o fator mais importante,...



nao_tem_tempo_para_criar_jogos

Organizar tempo não é uma coisa fácil, e afeta diretamente a produtividade em diversos aspectos do dia-a-dia. Sem dúvida ter disciplina é o fator mais importante, existem muitos tipos de disciplinas, por exemplo, você pode ter disciplina na hora de ir jogar bola todo sábado, mas pode não ter deslima na hora ver televisão perdendo horas e horas. Neste caso, existem duas soluções. A primeira é tentar "ganhar" mais disciplina obrigando você mesmo a cumprir as tarefas que têm que fazer. A segunda, e mais simples é conseguir alguns hábitos que disfarcem sua falta de disciplina. Eles são mais "fáceis" de conseguir pois exigem menos tempo de adaptação.

Para conseguir administrar seu tempo de maneira eficaz, é preciso eliminar os "inimigos do tempo", que são atividades presentes no dia-a-dia que pouco ajudam na sua produtividade e que não são administradas de maneira consciente. Então vamos ver como podemos tentar dominar o nosso tempo, para poder desenvolvermos nossos jogos.

Tenha uma lista de afazeres:
É comum começar o dia sem saber exatamente quais são as atividades do dia-a-dia, este é um abito extremamente negativo, quando se trata de gestão de tempo. Afinal como saber quais são as suas prioridades?
Separe alguns minutos do seu dia para organizar suas atividades do dia ou da semana. Este processo simples garante (ou tenta garantir) que suas atividades sejam cumpridas. Sempre deixando as tarefas mais simples para o final, pois geralmente estamos mais cansados e deixar as tarefas difíceis nesse momento, não vai parecer uma boa ideia. Assim conseguimos agendar um tempo para criar jogos. 
Deixe para lidar com imprevistos somente quando aparecerem, na última hora. 
Não vale dizer que têm toda sua rotina na cabeça, não funciona!

Defina seus objetivos pessoais:
A definição de objetivos vai te ajudar a escolher a direção correta a seguir. Se o objetivo for muito complexo ou de longo prazo, estabeleça objetivos menores, com prazos menores. Isso lhe dá maiores chances de conseguir realiza-lo.
Sempre escreva seus objetivos, isso aumenta o comprometimento e ajuda a achar falhas na hora de organizar as ideias. É sempre bom verificar se seus objetivos menores estão alinhados com o seu objetivo maior e de longo prazo.

Não procrastine! Decida:
Adiar ou ficar em dúvida na execução de uma tarefa, é o mesmo que varrer a sujeira para baixo do tapete. É algo que atrapalha diretamente o dia-a-dia, à medida que as tarefas vão se acumulando.
Analise sua tarefa e veja qual o nível de prioridade da ativa de, e programe adequadamente seu tempo para executa-la com qualidade. As tarefas executadas de última hora, e sob pressão de tempo esgotado, dificilmente atingirão o nível de qualidade adequado.


Existem muitos outros fatores relevantes na gestão de tempo, porém para quem quer começar a desenvolver jogos é necessário aprender o básico, organizar seu tempo de estudo. Faça um teste, amanhã anote tudo o que fizer durante o dia, ou melhor, anote somente os sites que acessar quando estiver no computador, anote somente a hora de entrada e hora de saída de cada site, e veja quanto tempo você "perde" acessando sites que não lhe interessam.


Pense: Você realmente não tem tempo para criar jogos ou o tempo é apenas uma desculpa para não fazê-lo?! E me conte nos comentários.

Abraços e até mais...

 



Autor:

Celso Rodrigo de M F

Pós-Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web Baseadas na Tecnologia JAVA (2014), bacharel em sistemas de informação (2007), trabalhei como tutor orientador do curso de tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas.