O que você precisa sabre APP Marketing

Por Celso Rodrigo de M F


Postado em: sexta, 26 de maio de 2017 as 17:05 PM    226 views

A maioria dos gurus de Marketing de aplicativo que você pode contratar por uma quantidade insana de dinheiro não lhe dirá a verdade. Esta tática simples - mas ao mesmo tempo poderosa - irá ajudá-lo a impulsionar o seu aplicativo para as estrelas



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A História por trás do App Marketing

Antes de continuar a ler este artigo, você deve saber que aqui você não vai encontrar nenhum truque de mestre. Apenas uma pura essência de marketing, como fazer o seu aplicativo ou jogo chegar ao TOP 10 na App Store.

Primeiro, você deve saber que não há muita diferença entre o desenvolvimento de aplicativos ou jogos e qualquer outro desenvolvimento de produtos (ou serviços). Em ambos os casos você tem que entender verdadeiramente o mercado e seus potenciais usuários.

A segunda coisa que você precisa saber é que não há atalhos ou pistas rápidas neste processo. Você tem que fazer sua lição de casa bem ou seu app falhará.

Conheça o seu mercado

Estes dias estava vendo um curso youtube sobre Marketing digital. E o professor fez uma simples pergunta para respondermos no chat:
"Vocês sabem o que é marketing?"

Muitos participantes, responderam à pergunta.
"É a maneira que nós promovemos nosso negócio", uma pessoa disse:
"É cartazes e anúncios nos jornais e revistas", disse outro.

O professor foi paciente e esperou para ouvir todas as respostas, e então ele perguntou novamente:
"E, como você sabe quem é seu público? Com quem você está falando? "

As pessoas responderam. Porém aparentemente as pessoas não tinham a resposta, pois houve uma redução significativa nos comentários.

"Vocês têm que conhecer os clientes de uma maneira antes de começar a pensar sobre o seu negócio, começar a desenvolver qualquer produto ou serviço."

Traduzido para desenvolvimento de aplicativos, você precisa personalizar seu aplicativo para clientes ou usuários conhecidos.

Se você criar o aplicativo primeiro, e depois começar a perseguir quem vai usá-lo, você está no caminho errado. Você deve ter os usuários em sua mente durante todo o processo de desenvolvimento de negócios.

Há um erro mais comum. Muitos desenvolvedores de aplicativos acham que seu aplicativo não teve sucesso devido à falta de investimento de marketing. Mas isso (na maioria das vezes) não é verdade.
Se você não desenvolveu um aplicativo para um determinado grupo de usuários, você vai apenas gastar dinheiro, uma vez que você não sabe quem eles são.

Ainda assim, se você tem uma campanha de marketing perfeitamente trabalhada, mas seu aplicativo é uma merda, você vai falhar ainda mais rápido. Não há “gurú de marketing” ou “estratégia de marketing” que possa ajudar. Lembre-se, um excelente produto e uma grande equipe de marketing andam de mãos dadas.

Você não pode separá-los.

Criar uma comunidade para o Marketing de aplicativos bem-sucedido

Primeiro você precisa saber quem são seus usuários (público alvo).
Por exemplo, se você quiser desenvolver o aplicativo de quanto tempo leva pra cozinhar um ovo , quem é seu usuário ideal? Coloque-se no lugar deles e tente criar um perfil de usuário ideal com o maior número de dados possível.

As principais coisas como: sexo, idade, localização, dispositivo móvel que utilizam e etc...

Você não vai imaginar uma mulher de 45 anos que sabe como preparar ovos perfeitamente para o café da manhã, porque ela já fez isso mil vezes. Certo? Mas, e os adolescentes que ainda não têm essa experiência ou um único homem ... Eu estou jogando ideias aqui.

Depois de gastar algum tempo e esforço para entender o que seus potenciais usuários precisam, você está pronto para o próximo passo - o desenvolvimento do aplicativo.

DICAS INTELIGENTES:
Este é o momento certo para lançar um site do seu aplicativo e criar contas em redes sociais, mantendo em mente o local onde o seu público alvo está. Use e seja ativo somente em alguns mais importantes para você, mas mantenha seu olho em outras redes sociais.

Você nunca sabe qual deles vai usar seu aplicativo.

Suas postagens devem ser informativas e engraçadas.
É uma boa ideia fazer um vídeo sobre você ou sua equipe capturando situações engraçadas durante o processo de desenvolvimento.

Não se esqueça, a coisa mais importante na criação de comunidade é a interação com seus fãs e seguidores.

Preste atenção para responder a cada comentário e tratá-los como ouro puro, porque eles são tudo o que você tem.

Como começar com o App Marketing?

Facebook é a arma mais precisa em seu arsenal de marketing. Então, comece lá.

Depois de criar uma página de fã de aplicativo, defina marcos para cada etapa que você planeja executar. Você tem que gastar muito tempo e esforço para criar a comunidade em torno de seu aplicativo. As etapas devem ser assim: 0-100, 100-1.000, 1K-10K ... até chegar em uma MASSA CRÍTICA para uma reação em cadeia. Não há resposta simples sobre quantos usuários / fãs você tem que atrair para atingir esse objetivo.

Pense neste processo como a criação de um reator de fusão a frio sustentável.
Depois de atingir um número crítico de usuários satisfeitos, eles vão começar a crescer em valor exponencial e seu negócio de aplicativos vai explodir produzindo um grande número de downloads.

Ainda assim, você tem que saber que não existe uma receita universal para o mercado de App’s. Então prepare-se para trabalhar duro.

Os anúncios do Facebook podem ser uma solução perfeita, uma vez que ele conhece seus usuários melhor do que você mesmo. Muitos anunciantes bem-sucedidos usam o teste A / B em combinação com fórmula de R$ 3 - R$ 6 - R$ 15 para ajustar suas performances de anúncios. Não há nenhuma razão para que você não faça o mesmo.

Uma vez que você definir uma campanha bem sucedida, você deve ficar com ela, mas não tenha medo de continuar com os testes. O objetivo neste processo é aumentar o ROI (Retorno sobre o investimento, posso mostrar como fazer basta pedir nos comentários) e ganhar muito mais do que você investiu em publicidade.

Aqui estão alguns truques do Facebook que eu escolhi:

Faça Posts para 3-6 semanas apenas com um bom conteúdo (sem quaisquer links externos, isso é muito importante). Vídeos, fotos, textos ou qualquer coisa que signifique que as pessoas fiquem dentro das paredes do Facebook. ENTÃO, quando você tiver uma postagem de lançamento do produto:

"Eu estou dando um (o que quer que seja seu produto / serviço) grátis. Se você quiser, compartilhe este post, e eu vou escolher alguém aleatoriamente para dar. "- Todos os likes e compartilhamentos vão superar o Facebook nerfing para você colocar um link externo na postagem.

Dica de nível de especialista: A imagem idealmente nunca deve ter sido carregada no Facebook antes (FB verificar dados EXIF ​​na foto, e recompensa conteúdo original por razões óbvias).

Adicione um pouco de molho secreto ao seu marketing de aplicativos

Esta parte é provavelmente a coisa mais importante em todo o processo.

Por exemplo, o molho secreto de Flappy Bird era uma jogabilidade extremamente difícil com uma lista de top-score. Você começa a jogar o jogo e perder depois de alguns segundos (ou imediatamente), você vê muitos outros jogadores que têm uma pontuação 1.000 vezes melhor do que a sua.

Assim, um jogador começa a jogar várias vezes, tentando alcançar um resultado melhor.

Mas, levou quase um ano inteiro para Dong Nguyen encontrar e adicionar molho secreto ao seu jogo reskinned. Depois de um monte de testes, de maio de 2013 até o início de 2014 ele finalmente conseguiu.

Eu estou querendo saber, e se ele colocar um bot para jogar e atingir a pontuação máxima para o jogo. Este truque poderia puxar os jogadores, o mesmo que um coelho elétrico faz em corridas de cães, para jogar Flappy Bird cada vez mais.

Cada vez que um jogador iniciou o jogo, um anúncio foi carregado. Com milhões de jogadores em todo o mundo ele foi capaz de ganhar 20-30.000 dólares por dia!

Enfim, seu jogo se tornou um enorme sucesso.
Ele ganhou muito dinheiro e se tornou a celebridade do desenvolvimento de jogos.

Portanto, não seja preguiçoso e vá em frente!

Como Arnold Schwarzenegger disse: "não tenha medo de quebrar algumas regras, mas não quebre a lei" no seu processo de desenvolvimento de aplicativos.



Autor:

Celso Rodrigo de M F

Pós-Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web Baseadas na Tecnologia JAVA (2014), bacharel em sistemas de informação (2007), trabalhei como tutor orientador do curso de tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas.